SAQUAREMA


Cidade tipicamente balneária, rústica e bem tranqüila. De beleza singular, Saquarema é cercada pelo oceano Atlântico, lagoas, planícies e serras, ocupando uma área de 356 Km², possui um clima ameno, com temperaturas que variam entre 22 e 25 graus durante o ano, e aumentam no
verão, favorecendo bastante o turismo, com dias ensolarados. Considerada a "Capital Nacional do Surf", onde rolam campeonatos nacionais e internacionais, com ondas longas e perfeitas.
Considerada uma das melhores opções para o surfe e bodyboard - aqui são realizadas competições internacionais. Separada da Praia da Vila, pelo morro onde está a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, é uma praia de areias brancas e soltas. Na ponta sul fica a Barra da Lagoa de Saquarema, onde freqüentemente ocorrem provas de MotoCross. Possui ondas grandes e deslizantes. Quem quiser pode se aventurar fazendo um delicioso passeio de Banana Boat!
O município conta ainda com uma pista de vôo livre, no terceiro distrito de Sampaio Corrêa e, o centro de treinamento de vôlei oficial da seleção brasileira, em Barra Nova (ao lado da Pousada Viva mar), além de excelentes trilhas catalogadas e exploradas pelas comunidades de forma ecologicamente correta. A ecologia é valorizada em Saquarema, assim como a arqueologia.
Os sambaquis são as testemunhas da pré-história do município. São pequenas elevações formadas por restos de alimentos de origem animal, utilizados pelos índios que aqui viviam. Apresentam vestígios de artefatos de pedra, cerâmica, concha e ossos de animais. Saquarema possui fazendas com criação de cavalos de raça, gado de corte e leiteiro, produção agrícola e sítios de lazer e hotéis fazenda, compondo o que se chama de turismo rural.

Comentários