sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Dezenas de comunidades do Orkut aparecem "zeradas"

Publicidade
da Folha Online

Dezenas de comunidades da rede de relacionamentos Orkut estão "zeradas" --como se não possuíssem nenhum usuário. Algumas delas, que antes apareciam com centenas de milhares de internautas, já provocam boatos de um grande ataque de piratas virtuais ao site.
Quando o usuário da rede social do Google entra em uma das comunidades afetadas, o contador aponta que ela não possui freqüentadores, apesar de alguns perfis aparecerem no lado direito da tela.
"É apenas uma discrepância na leitura do contador", diz Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google no Brasil. A empresa nega que tenha havido qualquer ataque cibernético. "Não há nenhuma interferência quanto ao conteúdo das comunidades", afirma Ximenes.
A causa do erro seria por conta de uma manutenção interna, de acordo com Google. O problema deverá começar a ser resolvido ainda nesta segunda-feira, promete a empresa.
Busca
O site de buscas do Google também registrou problemas de acesso nesta segunda-feira. Alguns internautas do Rio de Janeiro eram obrigados a digitar um código de segurança antes de poder fazer pesquisas.
De acordo com o Google, aparentemente o problema foi registrado apenas no Rio. A empresa nega que a falha tenha sido gerada por seus servidores e afirma que o sistema de buscas "funcionou corretamente o dia todo".
Segundo a companhia, o problema pode ter sido causado pelo servidor a que os internautas estavam conectados. "Isso é uma falha normal, acontece todo o dia e não só com o Google. Sempre que o servidor apresenta um programa estranho, a resposta do Google é bloquear o acesso. Isso isola o mal para que ele não se espalhe", afirma Ximenes.

Nenhum comentário: