terça-feira, 6 de janeiro de 2009

CRESCIMENTO ATRAVÉS DAS PERDAS


As perdas são partes da vida. As perdas são importantes porque para crescer temos de perder, abandonar, desistir.

A estrada de desenvolvimento humano é pavimentada com renuncia.

Durante toda a vida crescemos desistindo. Abrimos mão de alguns dos nossos mais profundos vínculos com pessoas muito queridas. Abrimos mão de alguns dos nossos mais profundos sonhos, relacionamentos, desejos, expectativas.

Temos de enfrentar o fato de que jamais seremos tudo que gostaríamos de ser. Que jamais teremos tudo que gostaríamos de ter.

Abrimos mão de algumas ilusões mais profundas sobre nós mesmos. Por mais inteligentes que sejamos, temos de perder.

Nós temos de concordar: perder é muito difícil e doloroso. Consideremos, entretanto, que só através das perdas nos tornamos seres humanos verdadeiros, plenamente desenvolvidos.

Na verdade, para compreendermos a vida, as nossas vidas, precisamos analisar como enfrentamos nossas perdas. As pessoas que somos e a vida que vivemos são determinadas pela maneira de enfrentamos nossas perdas.

Mas olhar para as perdas é ver como estão definitivamente ligadas ao crescimento, ao auspicioso Ganhar Perdendo, ao começo de uma vida com sabedoria.


JUDITH VIORST

3 comentários:

Cecilia Helena disse...

Ola, vim agradecer a visita e fiquei encantada com o seu blog, esta muito legal, e adorei sua escolha de textos.. parabéns..beijos

Arcanjo disse...

Perdas necessárias...
Será que não existe uma maneira menos dolorosa e frustante de se aprender, amadurecer, torna-se uma pessoa desenvolvida?
=//

LEAH disse...

A vida às vezes nos dá a oportunidade de crescermos através do amor,mas infelizmente e quase sempre é através da dor que amadurecemos.