POEMA XX: NERUDA NA VOZ DE ALEX UBAGO

Antes de visualizar este vídeo, desative o som no final desta página.


Posso escrever os versos mais tristes esta noite
Escrever por exemplo:
A noite está fria e tiritam, azuis, os astros à distância;
Gira o vento da noite pelo céu e canta;
Posso escrever os versos mais tristes esta noite;
Eu a quiz e por vezes ela também me quis;
Em noites como esta, apertei-a em meus braços;
Beijei-a tantas vezes sob o céu infinito;
Ela me quiz e as vezes eu também a queria;
Como não ter amado seus grandes olhos fixos ?
Posso escrever os versos mais lindos esta noite;
Pensar que não a tenho;
Sentir que já a perdi;
Ouvir a noite imensa mais profunda sem ela;
E cai o verso na alma como orvalho no trigo;
Que importa se não pode o meu amor guardá-la ?
A noite está estrelada e ela não está comigo;
Isso é tudo.
A distância alguém canta.
A distância;
Minha alma se exaspera por havê-la perdido;
Para tê-la mais perto meu olhar a procura;
Meu coração procura-a, ela não está comigo;
A mesma noite faz brancas as mesmas árvores;
Já não somos os mesmos que antes havíamos sido;
Já não a quero, é certo;
Porém quanto a queria !
A minha voz no vento ia tocar-lhe o ouvido
De outro, será de outro...
Como antes de meus beijos
Sua voz, seu corpo claro, seus olhos infinitos
Já não a quero, é certo,
Porém talvez a queira;
Ah ! é tão curto o amor, tão demorado o olvido;
Porque em noites como esta;
Eu a apertei em meus braços,
Minha alma se exaspera por havê-la perdido;
Mesmo que seja a última esta dor que me causa;
E estes versos os últimos que eu lhe tenha escrito.


Plabo Neruda


Comentários

EDUARDO POISL disse…
Goste muito do teu blogger, vou voltar sempre.
Ah! Tempo!
Nunca quis voltar em ti.
Apenas espero que me devolvas
os sentimentos que vivi.
Não deixes que meu sorriso
se perca pelo cansaço
e que minha voz
se cale por um fracasso.
Não deixes que meus caminhos
se desviem da meta
nem que os percalços
sejam maiores que minha força
para que eu siga esta reta.

Passei neste lindo espaço para te desejar uma linda semana
Abraços